Curte ae

É aqui que você escreve uma pequena biografia sobre você. Deixe seus leitores saberem quem você é, de onde você é e sobre o que seu blog fala.

14 dezembro 2012

Tirando Dúvidas sobre o Cabelo: Perguntas e Respostas

Eai pessoal! 
Dessa vez vou colocar aqui uma postagem de outro lugar, ou seja, não foram feitas por mim. :) É desse site:  http://www.elinda.com.br/ e as perguntas e respostas são dessa postagem: Não caia nessa! 
(não me responsabilizo por erros da página e outros tipos de reclamações relacionadas a esse post do site.) 

Achei muito interessante a postagem e resolvi colocar aqui pra vocês, então aproveitem! Espero que gostem. ;D As respostas vou adaptar para esse post, porque não dá para copiar a postagem do site e colar aqui no blog, eles foram bem espertos em não deixar os outros copiarem a postagem, haha! Mas no meu caso, estou dando créditos então não estou necessariamente copiando.

Bora começar? :D



Você sai em busca do melhor xampu para o seu cabelo e tudo o que escuta por aí é uma ladainha sem fim sobre os malefícios do sal?

A vendedora da perfumaria teima em virar o pote da máscara hidratante de cabeça para baixo, mostrando como o produto é bom?

Sua amiga jura de pés juntos que a touca térmica (aquela de ligar na tomada) é um perigo?

Saiba de uma vez por todas porque isso tudo não passa de um grande equívoco. Portanto, sinal vermelho ao ouvir:


"O melhor é optar por um xampu sem sal."
Cuidado! Não existe xampu sem sal! Quando você lê "sem sal" na embalagem, saiba que o fabricante quis dizer que o produto não contém um tipo de sal apenas, o cloreto de sódio (também conhecido como sal de cozinha). Há outros tipos de sal - necessários para dar consistência ao xampu e limpar os fios - presentes na fórmula. A substância aparece sempre em baixa concentração e tem o uso liberado até mesmo para quem fez escova progressiva, uma vez que ela não é capaz de remover nenhuma química desse porte.

"Veja como este creme é consistente! Ele não cai do pote. É um ótimo produto."
Cuidado! De nada adianta a vendedora virar o pote de cabeça para baixo alegando que o creme é bom só porque ele é firme. Se você já presenciou a cena, saiba que a consistência de um produto não é garantia de qualidade. A pouca viscosidade do creme pode até ajudar na hora da aplicação, mas ela nada tem a ver com as propriedades do produto. O que torna o creme consistente são os espessantes (usados unicamente para "engrossar" o creme) e não os princípios ativos. Você deve ficar atenta, portanto, aos ativos presentes na fórmula; são eles que fazem toda a diferença no resultado final. Leve em conta também a reputação do fabricante.

"A máscara hidratante deve ser usada depois do condicionador."
Cuidado! O condicionador fecha a escama do fio e não deixa a máscara agir de forma eficaz se você usá-lo antes. Não tem como a máscara "entrar" nos fios se a cutícula estiver fechada. O xampu abre a cutícula capilar, a máscara penetra, age e dá uma leve selada nas escamas. O condicionador arremata, fechando o que a máscara não conseguiu. Cutícula bem fechada é garantia de cabelo hidratado e brilhante. Por isso, use seu xampu normalmente, aplique sua máscara e, depois de retirá-la dos fios, passe um pouco de condicionador. Deixe alguns minutos e enxágue bem.

"O tonalizante é menos agressivo que a tintura."
Cuidado! O tonalizante só agride menos se ele é de boa qualidade e se não contém metal na formulação, porém desde que você o aplique raramente. Cinco aplicações consecutivas de um bom tonalizante equivalem a uma de tintura.

"Touca térmica faz mal."
Cuidado! A touca térmica (aquela ligada na tomada) só não é recomendada se a embalagem da sua máscara não trouxer nenhuma informação sobre isso ou se o produto deixar explícito que a touca não deve ser utilizada. Alguns cremes necessitam de calor para fazerem efeito. Se houver a indicação de uso, a touca deve ser empregada para potencializar o creme. Caso contrário, o resultado não será o esperado. Mas há o jeito certo de usá-la: cubra o cabelo com uma touca de plástico e, por cima, coloque uma toalha úmida. Só então coloque a térmica e deixe-a ligada na tomada o tempo recomendado pelo fabricante da máscara.

"Xampus infantis são menos agressivos." 
Cuidado! Xampus infantis foram desenvolvidos para as crianças, não para os adultos. A formulação pode até ser menos agressiva, mas o pH pode causar problemas para nós. Muitos dizem que o pH desses produtos são neutros e, por isso, seria o ideal para os adultos. Na verdade, o pH do xampu infantil é neutro em comparação com o pH do couro cabeludo da criança, que é naturalmente alto (em torno de 7,5) e diferente do nosso (em torno de 5). O pH do xampu infantil abre demais as escamas do cabelo adulto e isso pode ressecar muito os fios. 

"Sempre depois da descoloração é preciso aplicar tintura ou tonalizante."
Cuidado! Isso só vale se você precisar neutralizar algum tom indesejado ou se o seu cabelo não atingiu a cor desejada apenas com o descolorante. A ideia de que a coloração e o tonalizante repõem nutrientes retirados pela descoloração não é falsa, porém, como ambos são química, eles não deixam de agredir os fios. Se depois da descoloração os seus cabelos atingiram a cor que você queria, basta caprichar nas hidratações e na reconstrução para repor os nutrientes. Neste caso, não se preocupe em tonalizar os fios.

"Cortar o cabelo a cada dois meses acelera o crescimento."
Cuidado! O cabelo cresce cerca de 1 centímetro por mês quer você corte ou não. O corte apenas elimina as pontas ressecadas e deixam o look mais leve e bonito. Para que seu cabelo cresça forte e saudável, o ideal é ter uma alimentação correta e usar bons produtos, além de hidratar os fios e reconstruí-los constantemente.

Texto: Vanessa Cusumano

5 comentários:

  1. Olá flor, retribuindo a visitinha que vc me fez, estou te seguindo, segue-me também, ;D, BEIJIM.
    http://somandobelezaporneivamarins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Neiva! :)
      Obrigada pela visita, seguindo também. Volte sempre!

      Beijos.

      Excluir
  2. ola obrigado por me seguir vo te seguir tanbem adorei tirar algumas duvidas e saber mais / lucas; plantão da beleza

    ResponderExcluir
  3. Olá Comunidade Beleza! :)
    Agradecida por seguir o blog, já estou seguindo o seu. Obrigada pela visita e volte sempre. :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá Lucas! :)
    Obrigada, fico feliz por isso de coração.
    Bem vindo e volte sempre. :D

    Beijos!

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito bem vindo! *-*
Sua visita é muito importante pra mim,
fique à vontade e volte sempre!

CONSELHOS BÁSICOS PARA UM BOM COMENTÁRIO:

Seja claro no que vai dizer, se estiver com dúvidas, explique com calma sobre tais assuntos que lhe interessa.

Não faça comentários de baixo calão, xingamentos ofensivos ou que agrida a moral da dona do blog. É um desrespeito com o próximo e a educação e o bom diálogo são muito mais bonitos. Críticas são aceitas se forem construtivas.

Se estiver querendo se comunicar comigo para um assunto que exija mais privacidade, clique AQUI e faça contato comigo.

Curta a Fan Page no Facebook, Siga no Twitter e se Inscreva no Canal do Youtube. Fique por dentro de tudo que acontece no Make Charm! Desde já agradeço.

Make Charm